Quem são os Doutores Voluntários do Riso





1-Apresentação

Que história é essa?Os Doutores do Riso também fazem parte deste grupo de voluntários da AAS CIDADANIA, pois além da humanização de hospitais, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes mais alegre e saudável, contribuindo positivamente para a recuperação e o bem dos pacientes.
Contam histórias,fazem brincadeiras estimulando a imaginação e a criatividade da criança, tornando o ambiente de internação mais leve e menos traumático. Com isso as inseguranças diminuem e as crianças apresentam mais energia e disposição para enfrentar a doença. Um trabalho importante para a recuperação dos pacientes.


2-Missão

Promover o entrenimento através de músicas, brincadeiras, teatrinho, estimulando o raciocínio e interagindo com as crianças visando transformar a internação hospitalar em um momento mais alegre e agradável; contribuindo positivamente para o bem estar do paciente, sua recuperação e estimular sua imaginação e criatividade.
Com isso, o ambiente hospitalar fica mais leve, as inseguranças do paciente diminuem e eles apresentam mais energia e disposição para enfrentar a doença.

3-Princípios
NOSSO GRUPO É LAICO, POLÍTICO APARTIDÁRIO.



Trabalhamos com ética, transparência e com respeito à individualidade.

Não discriminamos raça, cor, credo, religião, partido político,orientação sexual e poder aquisitivo.
Não permitimos a utilização institucional político- partidário do nosso grupo.

Acreditamos e incentivamos a capacitação constante de cada indivíduo.


4-Projetos

4.1- O amor é contagioso
Profissionais de diversas áreas,vão aos hospitais públicos levando gibis ;revistas infantis, incentivando e estimulando a leitura, além de fazer brincadeiras pedagógicas conduzem os pacientes para um mundo mágico,diferente do ambiente onde encontram-se.



4.2- “Reciclar valores / resgatar princípios”

Desenvolvimento sustentável:
Ensinar técnica de reciclagem de garrafas Pet, transformando-as em tecido.Estruturação Jurídica para a criação de cooperativas de costureiras que trabalharão as técnicas aplicadas de transformação de garrafas Pet em tecido para a confecção de uniformes industriais.


4.3- “Ler e gostar é só começar”
Distribuição de gibis e livros de histórias

Para crianças de hospitais públicos, centro de hemodiálise,tentando distraí-los e diminuir as ansiedades enquanto aguardam atendimento



5- Considerações Finais



Os Doutores doVoluntários do Riso são , profissionais e estagiários de diversas
áreas, que antes de tornar-se um Doutor do Riso, fazem cursos de capacitação e preparam-se com objetivo maior do que levar apenas alegria.

O nome “Doutores do Riso” surgiu porque uma das fundadora, ao pesquisar sobre a “Neuroquímica da Sensações”, descobriu que, dependendo do grau de intensidade do riso, a dor pode ser bloqueada. Visto o hipotálamo, ao ser estimulado pelo riso, aumentar a produção de endorfinas, relaxando as artérias, trazendo bem-estar ao corpo, aumentando as reações imunológicas e, se o riso for intenso, o grau de endorfina produzido é tão alto que naquele momento o paciente não sente dor!.

Por esses fatores, é que os voluntários optaram por colocar o nome “Doutores do Riso”, porque, além da alegria e folia têm como objetivo maior “bloquear a dor”.

Esses voluntários não são palhaços, nem atores, são pessoas especiais que estudam, pesquisam, capacitando-se sempre em busca de obter resultados cada vez melhores, no que tange a conseguir sorrisos e risadas dos pacientes.

Usam conhecimentos aliados ao amor para cumprir com responsabilidade, respeito, sua nobre missão: minimizar as dores, resgatar valores perdidos.

Nas creches, escolas, casas de apoio, levam, de forma lúdica e divertida, educação ambiental, incutindo valores esquecidos neste século: respeito ao ser humano e à natureza, dignidade, cooperação, união, paz, amor, através de músicas, brincadeiras pedagógica, jogos cooperativos.

Têm consciência da necessidade de fazer vir à tona princípios e valores morais nas crianças, jovens e adolescentes, porque só assim é eu a violência juvenil e a criminalidade diminuirão.



Observação:


Usávamos o nome Doutores do Riso desde o ano de 2000 quando o grupo foi criado,mas por motivos de marketing o grupo RISOMUNDI nos pediram para não usar o nome.

Como nosso problema não é sucesso e somos da Paz mudamos o nome para Doutores do Riso Santista já que existem vários outro Doutores do Riso.

A nossa maior preocupação é levar alegria aos hospitais,creches, abrigos e casas de apoio ás crianças em risco e vulnerabilidade o nome é o que menos importa!



HOJE SOMOS OS DOUTORES VOLUNTÁRIOS DO RISO
 
“DOUTORES VOLUNTÁRIOS DOS DO RISO”
Missão

Promover o entretenimento através de músicas, brincadeiras, teatrinho, estimulando o raciocínio e interagindo com as crianças visando transformar a internação hospitalar em um momento mais alegre e agradável; contribuindo positivamente para o bem estar do paciente, sua recuperação e estimular sua imaginação e criatividade.
Com isso, o ambiente hospitalar fica mais leve, as inseguranças do paciente diminuem e eles apresentam mais energia e disposição para enfrentar a doença.

Causa

Contribuir para a humanização dos hospitais, casas de apoio, fazendo vir à tona todos os valores e princípios essenciais do ser humano: AMOR, RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA, RESPEITO, PAZ, COOPERAÇÃO E UNIÃO.


Visão

Capacitar e desenvolver o indivíduo para o cumprimento do trabalho voluntário na área da saúde através do teatro e das brincadeiras, de maneira consciente, comprometida e constante.



Princípios

Atuamos com ética. Trabalhamos em equipes integradas e com respeito à individualidade. Não discriminamos raça, cor, credo, religião, partido político, orientação sexual e poder aquisitivo. Não permitimos a utilização institucional político-partidário do nosso grupo. Acreditamos e incentivamos a capacitação constante de cada indivíduo.
Nosso trabalho é aliviar a dor, com alegria, amor e brincadeiras, portanto a responsabilidade é com as crianças.


DA ADMISSÃO:

A admissão dos associados se dará independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa,